Rede Oficina
Gangue de Guimarães
Coproduções
Residências Artísticas
Bolsas de Criação
Documentação
Redes e Parcerias
TERÇA 25 ABRIL
7.º Aniversário da Casa da Memória
“Tu és Sete-Sóis porque vês às claras, e tu serás Sete-Luas porque vês às escuras…”, assim José Saramago “baptizou” as personagens principais do seu aclamado romance Memorial do Convento. E são sete anos que festejamos desde a abertura da Casa da Memória de Guimarães: anos que condensam a luz de muitos sonhos concretizados, porque a Casa é um lugar onde paira a imaginação; e as sombras, porque é nelas que procuramos iluminar o caminho das memórias que se escondem. No 7.º Aniversário da Casa da Memória são as histórias que se vão aninhar no ouvido e os Robertos que vão espalhar desejos. A festa segue forte pelo entardecer, até não mais nos podermos “Levantar do Chão”.
Visitas e Oficinas
Visitas Orientadas e Oficinas Criativas
Com atividades em modo contínuo, durante a manhã e a tarde, a Casa oferece um programa de visitas e oficinas que estimula a descoberta, a pertença e a participação.
Contos
Histórias que cabem num ouvido • Cristina Taquelim
São mínimas estas histórias, tão mínimas que às vezes fica divertido escutar e repetir, escutar e repetir, para que, mesmo pequeninas, elas fiquem no ouvido.
Teatro Tradicional de Marionetas
Teatro de Robertos • Dom Roberto
Estas histórias partem de uma memória tradicional que chega até nós, provando através de simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos. Num teatro profundamente interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários, o Roberto faz o público gritar, saltar das cadeiras, criar empatias, e por momentos o espetador é também o Roberto que desafia as leis, as convenções e que se torna invencível...
Tuga beat / World music
Retimbrar • Levantar do Chão
“Levantar do Chão” é o novo álbum dos Retimbrar, editado em 2022. Reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo da última década, num percurso de colaborações com grupos de Zés Pereiras, Ranchos Folclóricos e outros. Ao vivo, “Levantar do Chão” traduz-se numa celebração coletiva da música popular portuguesa, num misto de originais e reinterpretações.
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível