Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
1. Casa da Memória de Guimarães
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

DOMINGO 24 ABRIL, 21H00

Anti-Leituras #5

De duas em duas semanas, que é como quem diz, de quinze em quinze dias, que é como quem diz, regularmente - às vezes uns dias antes, às vezes uns dias depois - abrimos as portas ao final do dia para as ANTI-LEITURAS, especialmente pensadas para quem gosta de ler teatro, mas não suporta a ideia de fazê-lo sozinho.


As Anti-leituras são um grupo de leitura de teatro em voz alta, composto por quem quiser ir aparecendo, seja para ler, seja para ouvir, ou mesmo para adormecer. A participação é gratuita, e não exige regularidade. Temos mantas, almofadas, chá, biscoitos, vinho quente e texto de teatro. E é deixar a vida acontecer. Consulta a programação para saberes quando é a próxima sessão.

A Noite, de José Saramago

Escrita em 1979, passa-se numa redação de um jornal precisamente na noite de 24 para 25 de abril de 1974. Tendo sido também ele jornalista, Saramago coloca a ação da peça numa redação de um jornal durante a noite que antecedeu a madrugada por que esperávamos, como escreveria Sophia. E, no entanto, avisa: “Qualquer semelhança com personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência. Evidentemente.”


A ironia passa também pela história desta noite em que administradores e redactores entram em conflito. Uns a gritar que a máquina “há-de parar” e outros a defender que ela “há-de andar”. Quando o escreveu, Saramago já sabia que, para o bem e para o mal, a máquina tinha continuado a andar.


“A Noite” chegou aos palcos em Maio de 1979 pelo Grupo de Teatro de Campolide. Com encenação de Joaquim Benite e direcção musical de Carlos Paredes, a peça contava, entre outros, com a participação de António Assunção no papel do chefe de redacção Abílio Valadares. Neste abril de 2022, volta a cena, desta vez no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, pelo Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, com encenação de Ricardo Simões.


Próximas anti-leituras:

● 11 de maio (quarta) - 21h30

● 25 de maio (quarta) - 21h30

Entrada livre até ao limite da capacidade do espaço.

No âmbito da Resolução de Conselho de Ministros Nº 25-A/2022, de 18 de fevereiro, no acesso a espetáculos é obrigatório o uso de máscara.

 

Para mais informações, contacte-nos através:

253 424 700 / bilheteira@aoficina.pt

2022.04.24 Anti-Leituras-05
casadamemoria.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile